Metodologias

Componentes

Devido à complexidade do cenário climático e seus impactos negativos no semiárido, as ações devem combinar iniciativas ambientais, sociais e econômicas. Esses são componentes do Recaatingamento. Onde a construção de tecnologias de captação de água de chuva, fogões ecológicos, biodigestores, saneamento rural para o reuso agrícola e outras tecnologias reduzem as desigualdades sociais, aumentam a produção de alimentos saudáveis e consequentemente diminuem a pressão sob Caatinga.

Primeira Etapa:

De forma participativa a comunidade identifica a área em maior estado de degradação a ser recuperada. A causa da degradação é geralmente por conta do uso do fogo, do desmatamento e do pisoteio do gado bovino.

Naturalmente, nos meses de chuva surgem novas plantas oriundas dos bancos de sementes naturais no solo, porem a presença de animais herbívoros não permite o desenvolvimento dessas novas plantas.

Essa área é cercada para evitar a presença de animais herbívoros. Em seguida a comunidade desenvolve ações de controle de erosão, escarificação do solo, barramentos de pedra, dispersão de sementes de plantas nativas, distribuição de esterco. Planta-se mudas e estacas de árvores e arbustos. Essa atividades são feitas em mutirão. A comunidade recebe insumos e equipamentos para desenvolver essas atividades

Segunda Etapa:

Consiste em elaborar um plano de uso e manejo da área coletiva que a comunidade utiliza para pastejo dos animais e para o extrativismo não madeireiro, principalmente frutas.

Estabelecido a capacidade de suporte, busca-se estabelecer critérios para o uso dessa área: quantidade máxima de animais por família, períodos de repouso da área, outras formas de alimentar os animais fora da área coletiva, manejo sanitário do rebanho, melhoria genética do rebanho sem perder as características dos animais tradicionais. Essas atividades são desenvolvidas no período de dois anos.

 

Terceira Etapa:

Nos anos seguintes a comunidade faz a manutenção da cerca, continua promovendo praticas de regeneração, nas áreas degradadas e avança na consolidação do plano de manejo. Nessas áreas o que se pretende é a recuperação das características semelhantes às do ecossistema original, contribuindo com a manutenção de toda vida existente no bioma.

Com o Recaatingamento, através de espécies nativas da própria região, garantem-se a presença de polinizadores naturais e animais dispersores de sementes, indispensáveis para que as espécies se reproduzam e assim aconteça, de fato, o processo de regeneração natural, que no semiárido é lento, com recuperação inicial a partir de 15 anos. As comunidades (homens, mulheres e jovens) participaram ativamente da elaboração da proposta e na execução de toda a ação, sendo responsáveis pelo preparo do solo, escolha e isolamento das áreas, construção de viveiros, produção e plantio de mudas, participação das formações, dias de campo, reuniões e fazendo o beneficiamento intercâmbios.

As crianças participaram através das ações desenvolvidas pelas escolas através de projetos didáticos voltados para ação de Recaatingamento e valorização da Caatinga em pé!

Objetivo

Neste sentido, a metodologia visa contribuir para que as famílias possam recuperar áreas em estado de degradação e elaborar planos de manejo para uso sustentável das áreas ainda em bom estado de conservação, principalmente as áreas soltas de uso coletivo.

O método de intervenção proposto consiste na identificação e isolamento das áreas degradadas, implantação de ações hidroambientais; formulação e implantação de planos de manejo para conservação das áreas em bom estado; implementação de ações produtivas sustentáveis para a diversificação da renda e plano manejo apropriado dos animais para adequação a capacidade de suporte da Caatinga.

A comunidade precisa receber assessoria técnica e educação ambiental por no mínimo cinco anos, tempo necessário para toda a comunidade se apropriar da proposta, participar ativamente e ter construído as seguintes atividades:

  • Plano de Manejo Sustentável da Caatinga
  • Capacidade de Suporte
  • Cordão de pedra
  • Curva de Nível
  • Barragem Base Zero
  • Enriquecimento da Caatinga

© Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada | www.irpaa.org

Desenvolvido por  Imburanatec Design